quinta-feira, 31 de maio de 2012

E. E. Fernando Corrêa da Costa de Rio Brilhante classifica-se nos primeiros lugares da Olimpíada Internacional Mathématiques sans frontières




Ao participar pela primeira vez da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteira, as(os) alunas(os) do 9º ano A e do 3º ano A da Escola Estadual Fernando Corrêa da Costa do município de Rio Brilhante classificaram-se, respectivamente, em 3º e 2º lugares.

A prova mundial da edição 2012 foi realizada no dia 30 de março deste ano com duração máxima de 90 minutos e destinadas a dois níveis:

I – Básico: para estudantes do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental com 9 questões para todos os anos; e

II – Júnior e Sênior: prova com 13 questões que foram respondidas da seguinte maneira: questões 1 a 9 para estudantes de 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, questões 1 a 10 para estudantes de 9º ano do Ensino Fundamental e questões 1 a 13 para estudantes de todos os anos do Ensino Médio.

Esta Olimpíada foi criada em 1990 pela Academia de Estrasburgo, França, com o objetivo de estimular o interesse dos estudantes para a Matemática.

No Brasil, o concurso é organizado pela Rede POC – Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento – programa mantido pelo Instituto de Olimpíadas do Conhecimento.

Em sua 1ª edição no Brasil em 2011, tivemos 279 classes de 12 estados brasileiros, totalizando a participação de mais de 10 mil estudantes.

Este ano, em sua 2ª edição e com apoio de novos parceiros, atingimos aproximadamente 900 classes de 14 estados brasileiros atingindo mais de 18 mil estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras é a maior competição educacional interclasses do mundo com participação de mais de 200 mil estudantes em 29 países e 10 idiomas.

Agradecemos o empenho das(os) funcionárias(os) e das(os) alunas(os) desta unidade escolar em mais esta conquista e acreditamos em nosso potencial para muitas outras premiações.


Professor responsável com as alunas do 9º A: Milena, Bianca, Luana Neves, Louise, Roberta, Gabriela Yuri e Profº Vagner.

Professor responsável com as(os) alunas(os) do 3º A: em pé estão Paulo, Guilherme Peres, Vitor Hugo, Stephanie, Camila Tomaz, Aline, Isabela e Inggrid; agachados estão Marcos, Mattheus, Letícia da Silva, Alexandre, Profº Vagner, Andressa e Bruna.



quarta-feira, 16 de maio de 2012

HOMENAGEM DO DIA DAS MÃES


                  Mãe: palavra pequena, mas com um significado infinito, pois quer dizer amor, dedicação, renúncia a si própria, força e sabedoria. Ser mãe não é só dar a luz e sim, participar da vida dos seus frutos gerados ou criados. Obrigado por termos você.

               Foi realizada nesta Escola no último sábado uma homenagem as mães, nas quais os alunos apresentaram teatros, músicas, poemas, versos, entre outros para suas mães. Nesta ocasião houve sorteio de vários prêmios as mães e o encerramento se deu com um delicioso cachorro quente e refrigerante para todas as pessoas presente. A Escola agradece a colaboração e participação de todos os que se fizeram presentes.




OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FOGUETES – OBFOG

                A Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBFOG) é um evento aberto a participação de escolas públicas ou privadas previamente cadastradas na OBA, envolvendo os alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos alunos do último ano do ensino médio.

              O objetivo da mostra de foguetes é avaliar a capacidade dos alunos de construir e lançar o foguete o mais longe possível. O foguete é feito de garrafa pet de 2 litros e utiliza como combustível um gás gerado pela reação química entre o bicarbonato de sódio e o vinagre. A atividade foi desenvolvida nesta escola com as turmas do 1ºA, 1ºB, 1ºC e 1ºD.
            Funcionamento: Os foguetes funcionam queimando combustível sólido ou líquido e ejetando o resultado desta queima em altíssima velocidade na direção oposta aquela em que se quer que o foguete vá. Este é o princípio de uma famosa lei da Física, chamada “ação e reação”. Nesta atividade foi abordado este conceito.
           Os resultados foram satisfatórios, uma vez que os estudantes demonstraram muita disposição para compreender os princípios básicos do funcionamento do foguete de uma forma dinâmica e diferenciada.









PALESTRA COM OS DEMOLAY


Temática discutida: a influência da política em nossas vidas.

Fonte: Própria Escola (Maio, 2012)