sexta-feira, 29 de junho de 2012

ALUNOS DA  E. E. FERNANDO CORREA DA COSTA SE DESTACAM NA SELEÇÃO PARA TRABALHO NO MINISTÉRIO PÚBLICO.

A  Escola Estadual Fernando Correa parabeniza as alunas JHENYFER DAL MAGRO (1º LUGAR - 2ºB Matutino) e a aluna KELLY CARINE DE JESUS SANTOS (2º LUGAR - 3ºB Vespertino), pelo resultado do processo seletivo de alunos do Ensino Médio para trabalharem como estagiários no Ministério Público de Rio Brilhante - MS.

O processo seletivo acontece a nível municipal todos os anos, sendo que já a três anos consecutivos alunos do "Fernandão", vem se classificando para o trabalho no Ministério Público, o que é um grande orgulho para todos, demonstrando o trabalho de qualidade de professores, coordenadores, diretores e de todos os funcionários, visto que trabalhamos em equipe com um objetivo único: sucesso de nossos alunos. Este último resultado foi divulgado no Diário Oficial no dia 27/06/2012.

A Escola e toda sua equipe deseja muito sucesso e que este novo desafio seja o início de muitas vitórias!


Professor da Escola Estadual Fernando Correa da Costa e seus alunos tem representatividade Internacional na Área da Matemática, representando o Estado e o Brasil.



Após obter classificação notável na OLIMPÍADA INTERNACIONAL MATEMÁTICA SEM FRONTEIRAS 2012, a Escola Estadual Fernando Corrêa da Costa, localizada no município de Rio Brilhante – MS, foi convidada para integrar a delegação brasileira de matemáticos que representará o Brasil na QUANTA 2012 - 18th International Competition for Science, Mathematics, Mental Ability and Eletronics. Sendo esta uma das competições científicas internacionais mais conceituadas para estudantes de Ensino Fundamental e Médio a se realizar num dos campi da City Montessori School, em Lucknow, Índia, no período de 15 a 18 de dezembro de 2012.

Também estarão presentes estudantes dos seguintes países: África do Sul, Alemanha, Armênia, Austrália, Áustria, Bangladesh, Bielo-Rússia, Butão, Brunei, Bulgária, Canadá, China, Cingapura, Dinamarca, Estados Unidos da América, Finlândia, Hungria, Indonésia, Jordânia, Malásia, Nepal, Nigéria, Omã, Paquistão, Polônia, Reino Unido, República Tcheca, Rússia, Sri Lanka e Ucrânia.

A Rede POC é uma rede internacional de instituições educacionais e acadêmicas que visa a promover a melhoria da qualidade de educação através do intercâmbio educacional científico e foi convidada pela coordenação do QUANTA para selecionar os estudantes que representarão o Brasil no evento.

A equipe orientada pelo professor Vagner Caceres Soares será formada por sete alunos que serão selecionados entre os quatorze alunos do 3º ano A do ensino médio que conseguiram o 2º lugar na OLIMPÍADA INTERNACIONAL MATEMÁTICA SEM FRONTEIRAS 2012, com um total de 61 pontos, ficando atrás apenas do Colégio Militar de Minas Gerais, que obteve 64 pontos. A delegação brasileira será formada pelas equipes das escolas premiadas nessa Olimpíada.

Por: Mirian Hammes





quarta-feira, 20 de junho de 2012

PROGRAMA JOVENS DO FUTURO


A Escola Estadual Fernando Correa da Costa, promoveu o 1º Encontro de Agentes Jovens do Projeto Jovem de Futuro. Os Agentes Jovens são selecionados por professores e coordenadores pedagógicos entre estudantes que se destacam por sua capacidade natural de liderança, carisma e desenvoltura junto aos diferentes grupos da escola. Os Agentes Jovens são encarregados de mobilizar a participação dos colegas nas atividades ligadas ao Projeto Jovem de Futuro. Eles são especialmente decisivos para identificar e motivar estudantes em situações de risco de evasão.

Projeto Jovem de Futuro

Entre 2012 e 2014, 85 mil estudantes de 299 escolas estaduais de ensino médio de Mato Grosso do Sul serão beneficiados pela transferência do Jovem de Futuro para a gestão do governo local. O Estado assumirá o Projeto na forma de política pública para o ensino médio. O Estado e o Instituto Unibanco serão responsáveis pelas formações e pelo apoio técnico e o Ministério da Educação (MEC) é parceiro nesse processo por meio do repasse de recursos diretamente às escolas.

A meta é melhorar substancialmente o desempenho dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) no 3º ano do ensino médio em Língua Portuguesa e Matemática e diminuir os índices de evasão das escolas participantes. Essas escolas têm autonomia para decidir sobre prioridades na alocação dos recursos – já que a comunidade escolar deve ser a protagonista das transformações que considera necessárias – desde que priorizem estratégias de incentivo a professores, estudantes ou melhoria da infraestrutura.

O Projeto Jovem de Futuro também parte do pressuposto de que cada escola apresenta especificidades que devem ser apuradas e respeitadas, ou seja, que cada escola apresenta necessidades específicas, relacionadas ao clima escolar ou ao apoio e desenvolvimento de projetos pedagógicos. Considerando a pluralidade de circunstâncias das escolas, e as múltiplas dificuldades que encontram, o Projeto prevê a cuidadosa elaboração de um Plano Estratégico de Melhoria de Qualidade, cujo sucesso dependerá de uma análise preliminar e minuciosa das condições e deficiências de cada escola, passo necessário para a imaginação e a realização das soluções adequadas.

A execução do Projeto Jovem de Futuro está orientada para o alcance de algumas metas fundamentais: reduzir em 40% os índices de evasão/abandono escolar desta etapa de escolaridade; aumentar a média do ensino médio da escola em, no mínimo, 25 pontos; diminuir em 50% o percentual de alunos no padrão de desempenho “baixo” nas disciplinas avaliadas. Como consequência, o projeto tem ainda como meta a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas envolvidas.

Fonte: Própria Escola

Publicação: Mirian Hammes




I ECO FERNANDÃO


Foi realizado nesta Escola a I Eco Fernandão, com o objetivo de conscientizar toda a comunidade escolar sobre a importância que cada cidadão tem no controle e no combate as ações que podem causar danos ao meio ambiente, como por exemplo, arrancar folha de cadernos, não deixar torneiras abertas, evitar jogar lixo no chão, desenvolvendo a responsabilidade ambiental através da confecção de faixas, fotos, cartazes de conscientização. Os cartazes foram afixados em lugares estratégicos na Escola, como por exemplo, no bebedor de água e nas árvores.

Professores também trabalharam a temática em sala de aula, produzindo com os alunos atitudes para a conservação e limpeza do espaço Escolar, criando uma logomarca para a semana do Meio Ambiente.

A Escola ofereceu palestras que foram proferidas tanto na Escola quanto na Câmara Municipal, contamos com a colaboração dos palestrantes Sr. Paulo e Ronaldo, ambos Agrônomos e Gestores do Desenvolvimento Agrário, que abordaram a temática ambiental.

No palco da Escola, foram realizadas diversas apresentações ensaiadas por alunos e professores, todas focadas no objetivo único do uso do meio ambiente de forma consciente.

A Escola agradece a participação e colaboração de todos na realização da I Eco Fernandão, na certeza de que estamos contribuindo para um mundo melhor a partir de pequenas atitudes em nosso espaço Escolar e de atitudes individuais e coletivas, com orientação e colaboração de todos.

Palestra na Sala de Tecnologia - Sr. Ronando (Agrônomo)
Fonte: Própria Escola - 2012

Banner produzido pelos alunos
Fonte: Própria Escola - 2012

Cartaz fixado na Escola - Produzido pelos alunos
Fonte: Própria Escola - 2012

Palestra Câmara Municipal - Sr. Paulo Neves (Agrônomo)
Fonte: Própria Escola - 2012

Palestrante Paulo Neves (Agrônomo)
Fonte: Própria Escola - 2012

Banquetas produzida pelos alunos.
Fonte: Própria Escola - 2012

Trabalho do aluno (Energia)
Fonte: Própria Escola - 2012
Trabalho dos alunos
Fonte: Própria Escola - 2012


Trabalho dos alunos

Fonte: Própria Escola - 2012

 Trabalho dos alunos
Fonte: Própria Escola - 2012

Trabalho dos alunos
Fonte: Própria Escola - 2012


Publicação: Mirian Hammes