quarta-feira, 21 de novembro de 2012

20 DE NOVEMBRO - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

ATIVIDADE NA ESCOLA SOBRE O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O dia 20 de novembro no Brasil representa um importante momento da história para grande parte da população, que é representada por negros e pardos. A data lembra a morte do líder Zumbi dos Palmares, que lutou pela libertação dos negros escravizados durante o período colonial no País.
A Lei no 10.639, de 09 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar como o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma Lei também tornou obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira. Com isso, professores inserem em seus programas aulas sobre os seguintes temas: história da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira.
Foi realizado no dia 20 de novembro nesta unidade Escolar, diversas apresentações culturais sobre a referida data (em breve fotos no blog das apresentações). A data é considerada como uma ação afirmativa de promoção da igualdade racial e uma referência para a população afrodescendente dedicada à reflexão sobre as consequências do racismo e sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

0 comentários: