ESCOLA ESTADUAL FERNANDO CORREA DA COSTA
PROJETO
PASSO A PASSO PARA A UTILIZAÇÃO DO MULTIMÍDIA E SEUS RECURSOS EM SALA DE AULA
RIO BRILHANTE – MS
2013
1. DADOS GERAIS
Professora regente responsável pelo curso: Mirian Hammes
Carga Horária: 20 Horas
Início: 20/05/2013 a 10/06/2013
1. INTRODUÇÃO
Videos, animações, jogos, textos, áudios e softwares educacionais. Na era da tecnologia, levar esses recursos para a sala de aula significa deixar as escolas mais dinâmicas e criativas. As tecnologias de informação e comunicação vêm ocasionando grandes transformações na organização da sociedade como um todo. Na escola ela pode revolucionar o aprender e o ensinar.
A interação que os recursos multimídia oferecem como: texto, som, imagem e vídeo, num mesmo suporte criaram iniciativas de sua utilização como ferramenta educacional, não podendo assim, a escola ignorar esta realidade. Cabe a ela, portanto, a integração da mesma no processo pedagógico.
Entretanto, muitos dos nossos professores não se apropriaram dos softwares que possibilitem a criação desses materiais. Diante desta realidade torna-se urgente a formação desses profissionais no uso das potencialidades dos recursos multimídia, tornando-os capazes de multiplicar novas possibilidades de trabalho, tão importantes para o dia-a-dia da sala de aula, fazendo da aprendizagem um processo mais em sintonia com a realidade dos alunos desta nova sociedade da informação.
3. JUSTIFICATIVA
Através da observação da Progetec (Professora Gerenciadora dos Recursos Midiáticos na Escola), a maioria dos professores da referida escola não utilizam os recursos midiáticos em sala de aula no momento em que a Progetec não se encontra na Escola, foi constatado que os professores não fazem uso do equipamento em sala de aula pelo fato de se sentirem inseguros quanto a utilização do mesmo no que tange a montagem, desmontagem, trabalho com o próprio equipamentos, seus arquivos e recursos. A fim de superar esta dificuldade, pensamos na realização deste projeto como fim para a resolução de todas as dúvidas através da prática de uso do equipamento com acompanhamento do Progetec e posteriormente, da prática sem a presença do Progetec.
4. OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
- Desmitificar para os professores e coordenadores pedagógicos, direção e coordenação a montagem/desmontagem e utilização do equipamento multimídia em sala de aula.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Montar e desmontar o equipamento multimídia em sala de aula;
- Utilizar seus recursos;
- Utilizar outros equipamentos acoplados ao multimídia, como notebook e caixa de som amplificadora;
- utilizar o equipamento multimídia na sala de aula através da prática e da observação do Progetec para tirada de dúvidas e apoio para o professor se sentir seguro;
- Promover a utilização do multimídia na Escola, incentivando o seu uso cotidiano na sala de aula.
5. METODOLOGIA
Primeiramente o projeto será escrito e aprovado pela Escola. Posteriormente, o mesmo será apresentado aos professores na Capacitação Pedagógica prevista pela Sed na data de 21/05/2013. Após a aceitação do projeto pelos professores, dar se a o início do projeto de forma individual.
As datas descritas no cronograma são para orientação dos professores e de regras do presente projeto, entretanto os professores serão atendidos individualmente durante sua hora atividade ou então no momento em que se encontrarem na Escola a disposição, desde que o Progetec esteja presente na Escola. O Progetec será o responsável em encaminhar todo o cronograma de ensino/aprendizagem do presente projeto ao professor interessado desde o início ao término do Curso, acompanhando o professor até o momento em que o mesmo se sentir seguro para a utilização do equipamento e todos seus recursos, de forma individual em sala de aula.
6. CRONOGRAMA
Atividades 21/05 24/05 28/05 04/06 07/06
Apresentação do projeto aos professores X
Instalação// e desinstalação (ligar/desligar) do equipamento X
Recursos do equipamento X
Salvando/abrindo e utilizando arquivos X
Uso das caixas de som no equipamento X
Uso do notebook acoplado ao equipamento X
Prática na sala de aula: montagem/utilização/desmontagem do multimídia X
Prática na sala de aula: Uso do som no multimídia X
Prática na sala de aula: Uso do notebook acoplado ao multimídia X
Avaliação: Observação da utilização do multimídia na sala de aula X
Auto-Avaliação oral do professor sobre o curso X
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com este projeto, esperamos alcançar os objetivos desejados, que consiste na utilização do multimídia em sala de aula sem a presença do Progetec, pois os professores estarão aptos a montar/desmontar o equipamento e utilizar todos os seus recursos com eficiência e de forma autônoma, promovendo, desta forma, a utilização das mídias na Escola.
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://introducaorecursosmultimidia.blogspot.com.br/. Acessado em 20/05/2013
http://www.slideshare.net/tatifortium/1-conceitos-aplicaes-e-recursos-multimdia Acessado em 20/05/2013
http://www.lmc.ep.usp.br/people/tbitten/gmec/Boletins_Tecnicos/BT_PEF_0207.pdf Acessado em 20/05/2013
NEXOS
ANEXO I – LISTA DE CHAMADA MODELO
Curso: Passo a passo para a utilização do multimídia e seus recursos em sala de aula
Ministrante do curso: Mirian Hammes
Carga horária: 20 horas
Data de início: 21/05/2013 a 07/06/2013
Nome completo CPF Assinatura de presença 21/05 Assinatura de presença 24/05 Assinatura de presença 28/05 Assinatura de presença 04/06 Assinatura de presença 07/06
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