sexta-feira, 5 de julho de 2013

ORTOGRAFANDO COM O JOVEM DE FUTURO

ORTOGRAFANDO COM O JOVEM DE FUTURO
No ano de 2012, noventa e nove escolas da Rede Estadual de ensino de Mato Grosso do Sul foram contempladas com o Projeto Jovem de Futuro, uma tecnologia voltada para Gestão Escolar para Resultados. No início de 2013, novas escolas (noventa e sete), aderiram ao redesenho curricular. Finalizando em 197 escolas.
As escolas participantes têm autonomia na definição de suas ações estratégicas e se comprometem a aumentar em 25 pontos a Proficiência Média da escola em Língua Portuguesa e Matemática, diminuir em 50% o percentual de alunos no Padrão de Desempenho BAIXO, na escala SAEB de Ensino Médio em três anos e reduzir em 40% os índices de evasão e abandono escolar dessa etapa de ensino.
Este projeto reúne estratégias e metodologias que proporcionam às escolas de Ensino Médio um modelo de gestão abrangente e participativo, focado em resultados. As metodologias podem ser oferecidas de maneira independente, visando à intervenção em aspectos específicos da vida do jovem ou da realidade escolar. Acompanhadas de estratégias complementares de melhorias de resultados, fazendo assim uma reestruturação do Projeto Político Pedagógico das unidades escolares.
A Secretaria de Estado de Educação, envolvida neste processo de construção pedagógica, oportunizará às escolas do referido projeto, a participação no concurso

ORTOGRAFANDO
O Ortografando será desenvolvido com estudantes do Ensino Médio, com o objetivo de dinamizar e apropriar-se do processo de leitura e escrita, de acordo com as novas regras ortográficas da Língua Portuguesa.

REGULAMENTO DO ORTOGRAFANDO
1- Definição do Concurso
“Ortografando” será um concurso desenvolvido com alunos do EM, nas escolas participantes do Programa Ensino Médio Inovador/ Jovem de Futuro.
2- Justificativa
A efetivação desse concurso contribuirá de forma positiva para a aprendizagem dos alunos em Língua Portuguesa, uma vez que a educação é um processo que permeia atividades que despertam a criatividade e a participação ativa dos alunos.
3- Objetivos
-Objetivo Geral
Dinamizar e apropriar-se ludicamente do processo ensino-aprendizagem, levando os estudantes ao conhecimento das novas regras ortográficas da Língua Portuguesa.
4- Objetivos específicos
• Estimular nos estudantes o hábito de leitura e escrita;
• Ampliar os conhecimentos de grafia e escrita das palavras.
4- Regras
O objetivo deste conjunto de regras é unificar o concurso, dando hipóteses iguais aos educandos de todo o Ensino Médio das escolas participantes do referido projeto.

4.1 SOLETRAÇÃO
a- Todos os concorrentes deverão acompanhar a competição juntos. Ninguém poderá falar com os concorrentes durante o evento;
b- A fonte de consulta será única, um dicionário de Língua Portuguesa atualizado de acordo com as novas regras ortográficas. (Sugerimos um dicionário de Língua Portuguesa que contenha o significado e a classificação das palavras);
c- Obrigatoriamente o estudante concorrente deverá:
1. Repetir a palavra dita;
2. Soletrar;
3. Repetir novamente a palavra – indicando que terminou a soletração;
4. Se o aluno errar alguma letra, acento, ou qualquer outro sinal gráfico como cedilha, hífen, etc., a soletração será considerada errada;

5. Antes de iniciar a soletração, o aluno poderá pedir aos professores os seguintes benefícios:
a. Classificação gramatical;
b. Definição;
c. Aplicação da palavra numa frase;
6. Depois de iniciada a soletração será proibida a correção de qualquer letra. O estudante não poderá recomeçar a soletração;
7. Se numa mesma rodada os estudantes concorrentes acertarem ou errarem a soletração das suas palavras, uma nova rodada será iniciada;
5- Etapas do concurso
O concurso será realizado em 03 etapas:
1ª etapa- ESCOLA (AGOSTO) – Eliminatória realizada pela escola;
- Momento inicial: Eliminatória distinta entre 1ºs, 2ºs e 3ºs anos do Ensino Médio;
- Momento final: Eliminatória destacando dentre os três níveis do Ensino Médio, o estudante que representará a escola; Prazo máximo para indicação do representante da escola à SED: (2 DE. SETEMBRO).
2ª etapa - MUNICÍPIO (SETEMBRO/OUTUBRO) - Eliminatória realizada em conjunto pelas escolas com o apoio da SED, no qual concorrerá o representante de cada escola, sendo o estudante vencedor, representante do município;
3ª etapa – CAMPO GRANDE - SEMIFINAL E FINAL (29 de novembro) – Eliminatória realizada em local determinado pela SED, sendo:
SEMI – FINAL : Período matutino ( Eliminatória que será dividida em 3 grupos, dos quais sairá um vencedor de cada grupo que concorrerá na grande Final)
FINAL: Período Vespertino ( Eliminatória entre os três vencedores da SEMI-FINAL)


ENCAMINHAMENTOS DO CONCURSO NA ESCOLA
OS PARTICIPANTES
Os participantes do concurso (um representante de cada série do Ensino Médio) serão escolhidos de acordo com o Concurso realizado na escola, (1ª Eliminatória), segundo critérios estabelecidos: Competição dentro de cada turma e posteriormente entre turmas .
A BANCA
A organização da 1ª etapa da seletiva do concurso ORTOGRAFANDO COM O Jovem de Fututro, ficará a cargo do Coordenador de Língua Portuguesa da escola.
Este, juntamente com o grupo gestor, promoverá a inscrição dos alunos, marcará as datas e organizará a competição.
O concurso deve ser referendado por dois representantes do corpo docente da escola (professores e/ou diretores) que, no dia da competição, supervisionarão a disputa na condição de “juízes”.

LOCAL DA DISPUTA
A disputa deve acontecer nas dependências da própria escola, numa sala escolhida com capacidade de alojar os concorrentes, seus responsáveis ( optativo) e os juízes. A data da competição deve ser comunicada com antecedência aos participantes para que tenham tempo hábil de se prepararem.

MATERIAL DE ESTUDO
- As novas regras ortográficas da Língua Portuguesa poderão ser estudadas com o auxílio de um dicionário;
- Para o estudo do ORTOGRAFANDO haverá a contextualização com as obras de Clarice Lispector;
 As palavras para o ORTOGRAFANDO serão retiradas das obras indicadas de Clarice Lispector e do dicionário. Lembrando que as palavras parônimas farão parte do concurso.
Indicação/Sugestão das obras literárias/ Clarice Lispector
De amor e amizade – Crônicas para jovens
Hora da Estrela
A Paixão segundo GH
Demais textos

OBSERVAÇÃO: TODO O MATERIAL DE ESTUDO PODE SER ENCONTRADO NA ESCOLA COM A COORDENADORA DE ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA, A PROFESSORA LUCIMARA ORSI, PARA TAL, TRAGA SEU PENDRIVE.

Os estudos poderão ter a orientação de professores e coordenadores de Língua Portuguesa.
As eliminatórias realizadas na escola deverão obedecer a seguinte ordem:
- primeiro, o melhor de cada classe, depois o melhor de cada série e finalmente o classificado para a final no seu município.
Dependendo do número de participantes, o ideal é que sejam sorteados 4 alunos de cada vez para disputar a soletração, principalmente na primeira fase (sala de aula).
Caberá à escola definir o local e a aula em que serão realizadas as eliminatórias.
O importante é que os alunos respeitem as regras e o tempo de apenas 2 minutos para soletrar a palavra sorteada.
Para marcar o tempo de 2 minutos para a soletração, a escola deverá providenciar um cronômetro ou um relógio, para que todos os participantes possam visualizar.
Deverá ser realizado um sorteio para definir a ordem da soletração, para não haver nenhum tipo de privilégio entre os candidatos.

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