quarta-feira, 13 de novembro de 2013

APÓS ALGUNS MESES: RESULTADO DO PROJETO DA PROF. ELISIA: CANTEIROS FLORIDOS.

ESCOLA ESTADUAL FERNANDO CORRÊA DA COSTA
PROJETO: REVITALIZAÇÃO DOS CANTEIROS


1. Introdução
A expressão “ambiente” tem sua origem no latim “ambiens”, significando “que rodeia”, já a expressão meio ambiente é definida de maneira diferente por vários autores. Segundo Ricklefs (1993), “meio ambiente são as circunvizinhanças de um organismo, incluindo as plantas, os animais e os microorganismos com os quais ele interage”.
“O conjunto de fatores físicos, químicos e bióticos que agem sobre um ser vivo ou uma comunidade ecológica e podem determinar sua sobrevivência.” (Dicionário Aurélio).
Meio ambiente é o conjunto de elementos favoráveis ou desfavoráveis que cerca um determinado ser vivo, como luz, calor, ventos, chuvas, condições edáficas e a presença de outros seres vivos. O ambiente pode ser natural, quando ocorre na própria natureza, ou artificial, quando criado pelo homem.” (Carvalho, 2007)
O meio ambiente define se então pelo conjunto de todas as condições e influências externas que afetam a vida e o desenvolvimento de um organismo, ou seja a interação entre o meio físico, químico e biológico de qualquer organismo vivo.
Do ponto de vista jurídico e para definir ambiente do trabalho, define-se primeiro meio ambiente como: “É o conjunto de condições, leis, influências, alterações e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas” ( Lei 6.938,de31.8.81).
De maneira sucinta, de conceituar meio ambiente podemos defini-lo como o resultando das complexas inter- relações entre a todos os seres vivos e a natureza, em um espaço e tempo concretos. O meio ambiente é constantemente modificado pela ação do homem, a sociedade exerce um domínio sobre a natureza, modificando a em prol de seus próprios benefícios. O homem esta constantemente buscando o conforto, o progresso, a tecnologia, não mantendo uma preocupação com os resultados dessa interferência na natureza.

2. Justificativa
Hoje, com vários problemas ambientais que afetam tanto a sociedade local como a global tem se a necessidade de se desenvolver um trabalho que busque atingir a população em geral. Uma das maneiras seria a execução de projetos e atividades relacionada à educação ambiental, que assume um caráter mais realista, buscando um equilíbrio entre o homem e o ambiente, visando à construção de um futuro com desenvolvimento e progresso, sendo esse desenvolvimento sustentável, pois o mesmo é o causador de tantos danos ambientais.
È indispensável um trabalho de educação em questões ambientais, dirigido tanto às gerações jovens como aos adultos, e que preste a devida atenção ao setor da população menos privilegiada, para ampliar as bases de uma opinião bem informada e de uma conduta dos indivíduos, das empresas, em geral da sociedade, inspirada no sentido de sua responsabilidade quanto à proteção e melhoramento do meio em todas as dimensões, ou seja ambiental, social e cultural.
A escola prepara o aluno para assumir o seu papel na sociedade, defendendo a idéia de “aprender a fazer, fazendo”. O professor é o articulador da aprendizagem e o aluno o centro. Valorizando as tentativas experimentais, a descoberta, o estudo do meio natural e social e a interdisciplinaridade, levando em conta o interesse do aluno centrado nos quatro pilares da educação que devem ser a base do longo de toda a vida: aprender a conhecer, a fazer, a viver junto e a ser.
O projeto foi desenvolvido com os alunos do 6º ao 9º ano visando sensibilizar os alunos e a comunidade escolar sobre a preservação dos canteiros da escola, pois o mesmo servia como deposito de lixo
O projeto Meio ambiente tem como meta deixar o ambiente da escola mais limpo e bonito e também sensibilizar os alunos e comunidade escolar sobre a preservação do meio ambiente.

3. Objetivos
3.1 Geral:
Sensibilizar os alunos da Escola Estadual Fernando Corrêa da Costa para que os mesmos possam servir como multiplicadores da importância da educação ambiental para uma melhor qualidade de vida, promovendo assim, uma educação ambiental que faça com que os alunos percebam o meio ambiente como sua vida, seu corpo, as florestas, os animais, as águas, o ar, a terra; sua escola, sua rua e também as relações que se estabelecem com as outras pessoas e as outras comunidade.

3.2 Específicos
• Entender o que é educação ambiental e como ela pode ser praticada na escola;
• Revitalização dos canteiros da escola;
• Sensibilização dos alunos desenvolvendo a consciência da preservação ambiental na escola;
• Reutilização da matéria orgânica;
• Preservação do Patrimônio escolar,
• Trabalho em equipe.

4. Metodologia
Primeiramente foi discutido nas aulas sobre o tema meio ambiente. Na segunda etapa decidiram que iriam cuidar dos canteiros da escola, cada sala do ensino fundamental ficou responsável por um canteiro ou mais. Os alunos foram divididos em grupos e cada grupo responsável por uma tarefa.
Na aula prática fomos para o pátio da escola onde preparamos o solo com adubo, preparamos o canteiro e realizamos o plantio.
Posteriormente trabalharam na parte de decorar o canteiro, desenhando e pintando.
No decorrer do ano letivo cada turma ficou responsável por cuidar pela preservação de seu canteiro.

5. Avaliação
A educação ambiental deve ser um exercício de cidadania presente constantemente na vida da sociedade, por isso faz-se necessário a conscientização dos alunos através de práticas efetivas.
Os alunos foram avaliados observando a sua participação na execução do projeto, o interesse nas atividades em sala e fora dela, a busca de informações, a desenvoltura na sensibilização das demais salas e da comunidade. O projeto será avaliado observando de que maneira as atividades desenvolvidas foram relevantes no desenvolvimento do conhecimento dos alunos e na conscientização dos mesmos em relação aos cuidados e preservação do meio ambiente para uma vida saudável.

6. Referências
CARVALHO, F. L. Q. Ecologia e impactos Ambientais- Conceitos Básicos em ecologia. ESAP- Apostila do curso de Educação e Gestão Ambiental. 2007. pg 72.

BRASIL. Constituição Federal. Brasília, janeiro de 1988: banco de dados. Disponível em: < http://www.aultimaarcadenoe.com/oquetrabalho.htm> . Acesso em: 05/07/07.


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