quarta-feira, 13 de novembro de 2013

AVALIANDO A APRENDIZAGEM COM O SAEMS E SAEB.

O SAEMS tem por objetivo avaliar a Rede Estadual de Ensino, com relação às habilidades e competências desenvolvidas em Língua Portuguesa/Produção de texto e Matemática.
Nos dias 11 e 12 de novembro acontece o SAEB, primeiro sistema de avaliação da educação em escala nacional. Aplicado pela primeira vez em 1990, foi reformulado em 1995, quando passou a permitir a comparação de resultados de diferentes edições. Atualmente, o SAEB e a Prova Brasil participam da composição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). 



Aplicado de dois em dois anos, o SAEB avalia uma amostra de alunos matriculados nOs 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e particulares, rurais e urbanas. Por ser calculado em cima de dados amostrais, não há indicadores por escola ou município, apenas por regiões e unidades da federação. 



As provas são constituídas por testes de matemática e de português, e os estudantes recebem notas que vão de 0 a 10. Além disso, são coletados dados socioeconômicos dos alunos, professores e diretores e informações sobre as condições físicas e recursos das escolas.

De acordo com o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a cada aplicação são pesquisados aproximadamente 700 municípios, 3.000 escolas públicas e privadas, 25.000 professores, 3.000 diretores e 220.000 alunos.
Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/indicadores/materias_295032.shtml

0 comentários: