sexta-feira, 5 de abril de 2013

PROJETO MATUTINO

PROJETO MATUTINO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA FERNANDO CORREA DA COSTA
1. JUSTIFICATIVA

Atualmente a Escola passa por uma reforma predial e grande ampliação de seu espaço educativo, faz-se necessário enfatizar no meio estudantil e na comunidade escolar a temática da sustentabilidade no ambiente visando a conscientização para a conservação do espaço escolar e a preservação e do ambiente local, enfatizando que a conservação ambiental deva ser algo permanente e não somente algo que faça parte do presente projeto.

2. OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
- Sensibilizar todos os segmentos da Escola em relação a conservação do Espaço Escolar.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Formar cidadãos conscientes de seus deveres ambientais em relação ao patrimônio público;
- Estimular a prática individual e coletiva de preservação ambiental;
- Desenvolver práticas educativas constantes na Escola;
- Promover valores e atitudes ecológicas a fim de que o ambiente na Escola seja agradável, limpo e conservado;
- Criar condições para que a geração atual inicie este projeto e que seus resultados se prolonguem ao longo dos anos para as futuras gerações.

3. METODOLOGIA
- Palestra de abertura sobre a questão ambiental, abordando o sentido geral da temática, enfatizando o segmento comportamental;
- Estabelecer rotinas ambientais na Escola através de acordos internos entre professores, alunos e entre todos os segmentos da Escola;
- Elaboração e execução de sub-projetos em cada disciplina voltados para a temática por hora abordada;
- Registrar através de fotos e filmagens as ações ambientais desenvolvidas na Escola;
- Expor o andamento e os resultados do projeto no blog da Escola;
- Executar o sub-projeto de português, literatura, inglês: teatros, paródias, poesias, trabalho com a criação de imagens e campanhas publicitárias.
- Sub-projetos de Artes: Além da tradução de músicas que abordam a temática. Trabalho com fotos de atitudes conscientes do dia a dia.
- Executar o sub-projeto de geografia: pesquisar e discutir a temática da sustentabilidade, definições acerca da temática, trabalhando letras de músicas relacionadas ao tema montando slides e foto edições;
- Executar o sub-projeto de história, sociologia e filosofia: elaborar um estatuto do meio ambiente escolar da referida Escola;
- Executar o sub-projeto de ciências, biologia e física: utilização e a importância da água através de relatórios, pesquisas na sala de tecnologia sobre a temática.
- Sub-projeto de matemática: levantar e elaborar gráficos sobre os números ambientais na sala de tecnologia, sendo expostos tais dados no blog da Escola
- Sub-projeto de Ed. Física e Ed. Religiosa: Valores ambientais e humanos em relação ao meio ambiente, sendo executado através da produção e discussão de texto.


4. RECURSOS UTILIZADOS
- Sala de tecnologia e recursos tecnológicos e midiáticos disponíveis na Escola e de fácil acesso ao aluno.
- Cenários e vestimentas para apresentações teatrais.


5. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Atividades Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
Palestra X X
Acordo interno X
Execução do plano interno X X X X X X X X
Elaboração de sub-projetos X
Execução X X X X X X X
Apresentação do projeto X
Avaliação Geral final X
Obs: O X corresponde ao número de meses.


AVALIAÇÃO
- Formativa e contínua levando em conta a participação do alunado, pontualidade na entrega dos trabalhos propostos, interesse, criatividade, comprometimento, sendo que dentro do trabalho desenvolvido nos sub-projetos cada professor avaliará o aluno como lhe couber em sua disciplina nos quesitos por hora citados.

0 comentários: