ORGANIZE O SEU PRATO: VOCÊ É O QUE VOCÊ COME!
1. JUSTIFICATIVA
Atualmente a obesidade é considerada a doença do século. Dessa forma, o grupo docente da Escola Fernando Corrêa da Costa decidiu elaborar e executar um projeto com a finalidade de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de adotar hábitos saudáveis no seu dia a dia.
2. OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
- Sensibilizar todos os segmentos da Escola quanto à importância de adotar hábitos saudáveis.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Formar cidadãos conscientes da importância de uma alimentação saudável;
- Estimular a prática de exercícios físicos;
- Desenvolver práticas educativas constantes na Escola;
- Promover a reflexão sobre a visão distorcida do padrão de beleza exigido pela sociedade;
- Criar condições para que a geração atual inicie este projeto e que seus resultados se prolonguem ao longo dos anos para as futuras gerações;
3. METODOLOGIA
- Palestra de abertura sobre a questão alimentar, abordando o sentido geral da temática, enfatizando o segmento comportamental;
- Estabelecer rotinas alimentares e atividades físicas dentro e fora da Escola através de conscientização para toda a comunidade escolar;
- Elaboração e execução de sub-projetos em cada disciplina voltados para a temática por hora abordada;
- Registrar através de fotos e filmagens as ações desenvolvidas na Escola;
- Expor o andamento e os resultados do projeto no blog da Escola;
- Executar o sub-projeto de português, literatura, inglês e artes: teatros, paródias, poesias, trabalho com a criação de imagens e campanhas publicitárias.
- Executar o sub-projeto de geografia, história, sociologia: conseqüências da globalização na rotina da sociedade contemporânea e a alimentação nas diversas culturas;
- Executar o sub-projeto de filosofia e ensino religioso: discutir os valores do belo e do feio segundo a visão da sociedade;
- Executar o sub-projeto de ciências, biologia e física: elaborar vídeos de conscientização sobre a importância dos alimentos, sua composição, valores nutricionais.
- Sub-projeto de matemática: levantar e elaborar gráficos sobre o IMC dos alunos na sala de tecnologia, sendo expostos tais dados no blog da Escola.
- Sub-projeto de Ed. Física: conscientização sobre a importância das atividades físicas e levantamento de dados para o cálculo do IMC.
4. RECURSOS UTILIZADOS
- Sala de tecnologia e recursos tecnológicos e midiáticos disponíveis na Escola e de fácil acesso ao aluno.
- Cenários e vestimentas para apresentações teatrais.
5. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Atividades Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
Palestra x x
Coleta de dados x x
Elaboração de sub-projetos X
Execução X x x X x x
Apresentação do projeto x
Avaliação Geral final x
AVALIAÇÃO
- Formativa e contínua levando em conta a participação do alunado, pontualidade na entrega dos trabalhos propostos, interesse, criatividade, comprometimento, sendo que dentro do trabalho desenvolvido nos sub-projetos cada professor avaliará o aluno como lhe couber em sua disciplina nos quesitos por hora citados.
sexta-feira, 5 de abril de 2013
PROJETO VESPERTINO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário