sexta-feira, 5 de abril de 2013

PROJETO NOTURNO

PROJETO NOTURNO
XADREZ – ESTRATÉGIA E RACIOCÍNIO

1. JUSTIFICATIVA
Através do Xadrez pretendemos desenvolver o raciocínio lógico levando o aluno a criar situações problemas onde o mesmo encontre soluções utilizando os recursos midiáticos disponíveis na escola.

2. OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
- Estimular todos os segmentos da Escola a usar o raciocínio lógico através do jogo de Xadrez.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Formar cidadãos estrategistas e críticos;
- Estimular a prática do raciocínio lógico e interação;
- Desenvolver práticas educativas constantes na Escola;
- Promover a socialização entre os vários segmentos da escola;
- Criar condições para que a geração atual inicie este projeto e que seus resultados se prolonguem ao longo dos anos para as futuras gerações.


3. METODOLOGIA
- Apresentação do jogo de Xadrez para todos os segmentos da escola;
- Elaboração e execução de sub-projetos em cada disciplina voltados para a temática por hora abordada;
- Registrar através de fotos e filmagens as ações desenvolvidas na Escola;
- Expor o andamento e os resultados do projeto no blog da Escola;
- Executar o sub-projeto de português, literatura, inglês e artes: elaboração de textos instrucionais, pesquisa sobre os jogadores mais famosos, principais campeonatos, confecção das peças e tabuleiros em papelão.
- Executar o sub-projeto de geografia, história, sociologia: localização dos principais campeonatos no mundo, pesquisa da origem do jogo de xadrez e integração dos segmentos envolvidos.
- Sub-projeto de biologia, matemática, química e física: estimular o raciocínio lógico(jogadas, tempo,.estratégias e probabilidades), a reação do sistema nervoso (neurônios) e os movimentos
- Sub-projeto de Ed. Física: conscientização sobre a importância nas atividades físicas e intelectuais.

4. RECURSOS UTILIZADOS
- Sala de tecnologia e recursos tecnológicos e midiáticos disponíveis na Escola e de fácil acesso ao aluno.
- Papelão, cola, tesoura, tinta, régua, calculadora;
- Tabuleiro e peças de xadrez.

5. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Atividades Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
Apresentação do jogo x
Elaboração de sub-projetos x x
Execução X x X X x
Apresentação do projeto x
Avaliação Geral final x

AVALIAÇÃO
- Formativa e contínua levando em conta a participação do alunado, pontualidade na entrega dos trabalhos propostos, interesse, criatividade, comprometimento, sendo que dentro do trabalho desenvolvido nos sub-projetos cada professor avaliará o aluno como lhe couber em sua disciplina nos quesitos por hora citados.









0 comentários: