quarta-feira, 7 de agosto de 2013

ESCOLA DESTAQUE EM CONCURSO DE REDAÇÃO DOS CORREIOS

42° CONCURSO INTERNACIONAL DE REDAÇÃO DE CARTAS 2013

Por: Mirian Hammes

Parabéns a aluna Samira Santos de Souza, 11 anos, que cursa o 7º ano na Escola Estadual Fernando Corrêa da Costa, localizada no município de Rio Brilhante. A aluna foi vencedora do Concurso Internacional de Redação de Cartas neste ano de 2013. Mesmo tão jovem conquistou o 3º lugar na classificação Estadual. O concurso teve como tema “uma carta a alguém para lhe explicar por que a água é um recurso precioso”.
SAMIRA, você é orgulho para a nossa Escola, para seus professores, em especial para a professora Iris Castro, que ministra a disciplina Língua Portuguesa nesta série e a orientou nesta caminhada. Orgulho também para seus pais e familiares e para toda a comunidade, pois representou nosso município e o nosso Estado de Mato Grosso do Sul, com excelente resultado, demonstrando a qualidade da educação ofertada na E. E. Fernando Correa da Costa.





Fonte: Própria Escola. 2013.

Pessoas da foto: Da direita para a Esquerda - Representante dos Correios, Professora Iris Castro, aluna Samira, Diretor Furlan, Representante dos Correios.
O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU ), sediada em Berna, Suíça, com o objetivo de desenvolver a habilidade de composição dos jovens; contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita. Participam estudantes com até 15 anos de idade, previamente selecionados nas etapas nacionais.
Os Correios participam voluntariamente, pois o concurso está alinhado a um dos Objetivos do Milênio, que é “Educação Básica de Qualidade para Todos”, da Organização das Nações Unidas (ONU). Para os Correios, além do incentivo à educação, o concurso deve promover o incentivo à leitura e à produção textual.
No Brasil, este concurso é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. A participação se dá por meio das escolas (rede pública e privada), que selecionam, entre as redações de seus alunos, as duas melhores cartas para representá-las.
Na fase estadual são premiadas as três melhores redações de cada estado e na fase nacional é escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na fase internacional.
Ademais temos ainda em 1º lugar o aluno Luiz Gustavo Borges Dutra, de 14 anos e que se encontra no 9º ano da Escola Sesi de Três Lagoas e em 2º lugar o aluno Vitor dos Reis, também de 14 anos, estudante do 1º ano do Ensino Médio, do Colégio CELQ de Amambai.

REFERÊNCIAS:
http://www.correios.com.br/sobreCorreios/sustentabilidade/vertenteSocial/concursoInternacionalRedacao.cfm
http://www.correios.com.br/sobreCorreios/educacaoCultura/concursoCartas/pdf/Resultado_estadual_concurso_cartas_2013.pdf

0 comentários: