terça-feira, 20 de agosto de 2013

PROJETO "PUFF ECOLÓGICO A PARTIR DE GARRAFAS PETS"

PUFF ECOLÓGICO A PARTIR DE GARRAFAS PETS
Marcela Pereira de Jesus
RESUMO
O projeto puff ecológico foi desenvolvido com duas turmas de sexto ano nas aulas de ciências para ser apresentado na conferência do meio ambiente que foi realizada na escola, II Eco Fernandão. A conscientização dos alunos sobre os três Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) foi o ponto de partida a ser trabalhado logo após eles começaram a recolher garrafas pets em suas residências, ou de vizinhos e parentes.Com materiais em mãos iniciou a confecção dos puffs, o processo de produção foi feita pelos alunos com o auxilio da professora na escola em período letivo, apenas a confecção das capas foi feita por uma costureira particular, com o termino do projeto os materiais produzidos foram expostos e apresentado para toda escola.
Palavras-chaves: puff ecológico, três Rs, conferência.
1. INTRODUÇÃO
Puff ecológico assim chamado pelo fato que visa à produção de puffs sustentáveis, ou seja, que traga benefícios ao meio ambiente e para a comunidade
Segundo JACOBI 2003, a preocupação com o desenvolvimento sustentável representa a possibilidade de garantir mudanças sociopolíticas que não comprometam os sistemas ecológicos e sociais que sustentam as comunidades.
O objetivo principal do projeto é enfatizar os três Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) com isso trazendo para o dia a dia dos alunos maneiras de como reduzir o lixo produzido em suas casas, como reutilizar as garrafas pets entre outros materiais ao invés de joga-los ao lixo e principalmente observar as várias maneiras de reciclar os diversos tipos de materiais.
Segundo ARAÚJO (s/d), técnica de aproveitamento de materiais dentro da metodologia dos 3 R's, se torna cada vez mais eficiente e imprescindível para um modo de vida mais saudável e responsável. Além da preservação dos recursos naturais do meio ambiente, a reciclagem se torna socialmente importante, desde o momento em que gera emprego e renda para os catadores de rua e dos lixões.
Teve como ponto de partida para a realização do projeto a conscientização dos alunos que foi feita nas aulas de ciências, devidamente conscientizados os alunos trouxeram para a escola os matérias necessários para a confecção dos puffs e então deu-se inicio a produção dos puffs.
A reciclagem e a importância de se reciclar reduzir o lixo no caso as garrafas pets que os alunos coletaram, foi um ponto essencial para eles perceberem a quantidade de lixo que é produzido diariamente nas residências.
Segundo ARAÚJO (s/d), a reciclagem é o resultado de um conjunto de técnicas e atividades que tem o objetivo de reaproveitar e reutilizar os resíduos de substâncias em seus ciclos de produção. Hoje, já se encontram várias alternativas de reaproveitamento destes materiais em confecções de produtos artesanais, vestuário, acessórios, etc.
2. DESENVOLVIMENTO
O acúmulo de lixo urbano no decorrer dos anos vem aumentando diariamente e com o objetivos de formar uma geração menos consumista e mais consciente com os problemas ambientais foi se então proposto trabalhar nas aulas de ciências os três erres, primeiramente conhecendo o que é devidamente os três erres, qual sua importância para a sobrevivência do planeta e como fazer para colocar em prática.
Para os alunos tem uma ideia de como colocar os objetivo que os três Rs enfatiza em prática foi então proposto a produção de algo sustentável, no caso foi então escolhido a produção de puffs utilizando como material base as garrafas pets, pela facilidade de encontrar esse material devido o alto consumo de refrigerantes, e também com o objetivo de reduzir esse lixo, ou seja, produzir um material ao invés de joga-lo ao lixo.
Com todos os matérias necessários em mãos foram então produzidos sete puffs, a confecção deles foi feita pelos próprios alunos dos sextos anos A e B do período matutino com o auxilio da professora nas aulas de ciências, após o termino do trabalho foi feita uma conferencia do meio ambiente na escola para exposição do projeto e explicação para todas as turmas da escola, juntamente com professores, coordenadores e direção escolar.

2.1 Materiais e Métodos
Materiais utilizados
- 14 garrafas pets;
- 1 folha de papel paraná;
- 2 rolos de fita durex largas;
- 1,5m de tecido de algodão;
- Tesoura, sem ponta;
- Linha de costura.

Modo de fazer
- Retire o rótulo de cada garrafa pet;
- Lave-as bem e as deixe secar impecavelmente;
- Coloque a tampa em cada uma delas;
- Separe 7 garrafas para que fiquem inteiras;
- Pegue as outras 7 garrafas e com a tesoura corte na parte em que fica a marca superior, perto de onde ela começa a afunilar;
- Enfie o bico da garrafa que foi cortada dentro da própria garrafa, leve-o até o fim, de cabeça para baixo, e verifique se encaixou direito;
- Pegue uma garrafa inteira e enfie novamente dentro de uma cortada, sobre esse bico que foi colocado por dentro;
- Faça isso com as 14 garrafas, de forma que fiquem 7 garrafas cortadas, com outras 7 garrafas enfiadas nelas de cabeça para baixo.
- Una as garrafas com a fita durex passando a fita nas extremidades e dando volta até que fiquem bem firmes, dando um formato redondo para o puff;
- Forre todos os lados do quadrado de pets com pedaços de papel utilizando a fita crepe para ficar firme.
Observação: você pode deixar apenas a parte de baixo do puff sem forrar e a costura do forro do puff deverá ser feita por uma costureira particular, pois necessita de uma maquina de costura.

2.2 Resultados
Como o projeto foi desenvolvido para ser exposto e apresentado conferência do meio ambiente a II Eco Fernandão realizado na escola, pode-se observar que ele teve as melhores resultados pois ouve por parte dos alunos uma grande participação e dedicação na produção dos puffs que ficaram excelentes.
No dia da conferência duas alunas apresentaram o projeto a toda a escola e uma delas foi escolhida pela banca de jurados como delegada, e vai representar o projeto e a E. E. Fernando Corrêa da Costa em Campo Grande concorrendo com alunos de outras escolas do estado.

CONCLUSÃO
Pode-se perceber que o desenvolvimento desse projeto trouxe para as duas turmas que produziram os puffs e para os demais alunos da escola um novo olhar para os lixos domésticos mostrando-lhes que possível reciclar não apenas garrafas pets mas vários outros tipos de materiais, tornando assim a cidade em que vivemos mais limpa é produzindo objetos sustentáveis.
A introdução da importância de reduzir, reutilizar e reciclar (três erres), trouxe para o dia a dia dos alunos maneiras de contribuir para a redução de lixo jogado no meio ambiente, mostrando a toda unidade escolar que se cada um fizer a sua parte teremos um planeta com menos poluição e existe possibilidades de se transformar lixo em verdadeiras obras de arte.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
JACOBI, P.Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade: Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf.Acesso em 15 de agosto de 2013.
ARAÚJO, A.Cartilha de Reciclagem de Lixo: Disponível em: http://www.planetamelhor.com.br/site/cartilha_reciclagem/cartilha_reciclagem_web.pdf .Acesso em 15 de agosto de 2013.

ANEXOS-APÊNDICES
Imagens do projeto Puff Ecológico.



0 comentários: